Governo Lula garante mais de 100 mil doses da vacina contra a dengue para o estado de Goiás

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição das primeiras vacinas contra a dengue e Goiás já recebeu 72,8 mil doses, que serão direcionadas ao grupo de crianças de 10 a 11 anos. De acordo com o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), o estado vai receber mais 36 mil doses da vacina na quarta-feira (14/2). Em Goiás, 134 cidades receberão o imunizante neste primeiro momento. (Confira aqui a lista dos municípios)

“O início da vacinação por essa faixa etária [10 a 11 anos] é uma estratégia para permitir que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, devido a quantidade limitada de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante”, afirma o deputado Rubens Otoni.

A vacinação irá avançar para outras idades assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos, faixa etária com o maior índice de hospitalização por dengue.

Diante da capacidade limitada de fabricação das doses da vacina pela farmacêutica, cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas ao longo de 2024. A primeira remessa, com cerca de 757 mil doses, chegou ao Brasil no dia 20 de janeiro. Mais 568 mil doses estão previstas para chegar ainda no mês de fevereiro. Além disso, o Ministério da Saúde adquiriu mais 5,2 milhões de doses. Para 2025, a pasta já contratou nove milhões de vacinas.

Desde 2023, o Ministério da Saúde está em constante monitoramento e alerta para o aumento de casos de dengue no Brasil. Nesse cenário, a pasta coordenou uma série de ações para o enfrentamento deste problema, intensificou os esforços e reforçou a conscientização sobre medidas de prevenção. Uma das iniciativas foi a incorporação da vacina contra a dengue (Qdenga), que será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro.

As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o segundo maior número de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

“O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer vacina contra a dengue no sistema público de saúde e o Estado de Goiás foi um dos primeiros a receber a vacina. Essa é uma importante conquista, resultado de muito trabalho e competência do governo Lula, Vamos continuar trabalhando para ampliar o acesso de toda população ao imunizante!”, explica o deputado federal Rubens Otoni.

 

Compartilhe com amigos

Newsletter

Newsletter

Vídeos