Pesquisa eleitoral do Instituto Ideia, contratada pela revista Exame e divulgada hoje, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega a 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 24% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, o petista venceria qualquer adversário em um eventual segundo turno.
Na sequência está o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro (Podemos), com 11%, seguido do ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 7%, e do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4%. Moro e Ciro estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Pela mesma margem, Doria fica tecnicamente empatado com Ciro.
A pesquisa Exame/Ideia, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03460/2022, ouviu 1.500 pessoas entre os dias 9 e 13 de janeiro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, segundo o instituto.
A pesquisa Exame/Ideia traçou alguns cenários de primeiro turno. Na pesquisa estimulada – quando os candidatos são apresentados previamente -, Lula aparece na frente de 11 adversários, sendo que seis deles não pontuaram. Votos brancos e nulos ou de quem não votaria em ninguém, somam 7%. Pelo menos 4% ainda não sabem em quem votar.
Cenário 1 – Estimulada
- Lula (PT): 41%
- Jair Bolsonaro (PL): 24%
- Sergio Moro (Podemos): 11%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- João Doria (PSDB): 4%
- Rodrigo Pacheco (PSD): 1%
- Simone Tebet (MDB): 0%
- Aldo Rebelo (sem partido): 0%
- Alessandro Vieira (Cidadania): 0%
- André Janones (Avante): 0%
- Leonardo Péricles (UP): 0%
- Luiz Felipe D’Ávila (Novo): 0%
- Ninguém/Branco/Nulo: 7%
- Não sabem: 4%
Na pesquisa espontânea, o ex-presidente Lula computou 34% das intenções, um aumento de 6 pontos percentuais em relação a dezembro, quando o petista apareceu com 28%. Já Bolsonaro manteve o mesmo patamar, de 20% dos votos.
Nesse caso, os indecisos somaram 25% – mais do que a maioria dos candidatos citados pelos eleitores. Aqueles que disseram que não escolheriam ninguém, e votariam branco ou nulo, também tiveram um percentual grande, de 14%.
Cenário 2 – Espontânea
- Lula (PT): 34%
- Jair Bolsonaro (PL): 20%
- Sergio Moro (Podemos): 4%
- Ciro Gomes (PDT): 4%
- João Doria (PSDB): 1%
- Rodrigo Pacheco (PSD): 0%
- Simone Tebet (MDB): 0%
- Aldo Rebelo (Sem partido): 0%
- André Janones (Avante): 0%
- Outros: 1%
- Ninguém/Branco/Nulo: 12%
- Não sabem: 25%
Segundo turno
Para o segundo turno, a pesquisa considerou diferentes cenários com Lula e Bolsonaro na disputa, já que ambos têm as maiores intenções de votos no primeiro turno.
A simulação considerou a competição entre Lula e o atual presidente, mas também contra Moro, Doria e Ciro. Em todas elas o petista sairia vencedor, somando 47% ou 49% contra adversários que ficaram entre 25% e 33%.
Lula x Jair Bolsonaro
- Lula: 49%
- Bolsonaro: 33%
- Branco/Nulo: 13%
- Não sabem: 5%
- Lula x João Doria
- Lula: 49%
- Doria: 26%
- Branco/Nulo: 21%
- Não sabem: 4%
- Lula x Sergio Moro
- Lula: 47%
- Sergio Moro: 30%
- Branco/Nulo: 19%
- Não sabem: 4%
- Lula x Ciro Gomes
- Lula: 47%
- Ciro Gomes: 25%
- Branco/Nulo: 24%
- Não sabem: 4%
Acompanhe o deputado Rubens Otoni pelas redes sociais:
Receba nossas informações no seu WhatsApp! https://bit.ly/WhatsRubensOtoni