Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais, a Noruega afirmou que vai voltar a enviar dinheiro para o Fundo da Amazônia. O anúncio foi feito por Espen Barth Eide, ministro do Clima e do Meio Ambiente, que ressaltou os compromissos assumidos por Lula durante a campanha para a proteção do meio ambiente como um dos motivos para a retomada do financiamento.
“O presidente eleito Lula defendeu consistentemente a Amazônia e as pessoas que vivem lá durante toda a campanha e no discurso de vitória. A Noruega espera discutir como podemos apoiar esta nova administração nessas questões”, disse Eide.
O ministro norueguês chamou o Brasil de “parceiro global” e disse querer discutir “os passos necessários para reabrir o Fundo Amazônia junto com o próximo governo brasileiro e a Alemanha”. Eide disse que a Noruega tem cerca de US$ 483 milhões prontos para serem destinados ao Fundo da Amazônia, segundo a agência de notícias “AFP”.
O Fundo Amazônia está parado desde abril de 2019, quando o governo Jair Bolsonaro (PL) extinguiu os colegiados Comitê Orientador (COFA) e o Comitê Técnico (CTFA), que formavam a base do Fundo. Diante do movimento, Alemanha e Noruega, dois dos principais financiadores do fundo, deixaram de enviar dinheiro para a causa.
“Parar o desmatamento na Amazônia é crucial”
O anúncio da retomada do envio de dinheiro pela Noruega marca o retorno do fundo. Ao anunciar a volta do financiamento, Eide destacou a capacidade do Brasil de conseguir produção sustentável enquanto protege a natureza e exaltou o “conhecimento científico, a experiência política e as instituições” do país.
“Parar o desmatamento na Amazônia é crucial se quisermos cumprir as metas do Acordo de Paris e as metas de desenvolvimento sustentável. As florestas em pé fornecem proteção contra as mudanças climáticas”, disse o ministro norueguês. “Saudamos o Brasil de volta como parceiro global nos esforços para reduzir o desmatamento. Estamos prontos para discutir”.
Acompanhe o deputado Rubens Otoni pelas redes sociais:
Receba nossas informações no seu WhatsApp! https://bit.ly/WhatsRubensOtoni