A Lei 11.096/2005, que institucionaliza o Programa Universidade para Todos (ProUni) completou, nesta sexta-feira (13) 18 anos. Nesse período, o ProUni concedeu mais de 2.000.000 de bolsas.
O programa foi criado em 2005, a partir de um projeto do Deputado Federal Rubens Otoni, com o intuito de conceder bolsas de estudos em universidades particulares para cursos de graduação e sequenciais.
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. As integrais são para estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são para candidatos com renda bruta familiar igual ou inferior a três salários mínimos por pessoa. O programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.
Para Rubens Otoni, a Universidade tem de ter a cara do povo e ser um objeto de transformação da sociedade. Ele afirma que o programa democratizou o acesso ao ensino superior. “O ProUni não é um favor nem do governo, muito menos da instituição de ensino. O ProUni é uma conquista do povo brasileiro”, avalia.