A Cidade Ocidental terá um Campus da Universidade Federal de Goiás e o apoio e persistência do deputado federal Rubens Otoni foi fundamental para tornar esse sonho inicial do então vereador Marconi Moura da Cidade Ocidental, em realidade.
Em 2005, Otoni apresentou na Câmara dos Deputados,a pedido do vereador, o Projeto de Lei 5.779/2005 que autorizava o Poder Executivo a criar a Universidade Federal da RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.
O projeto não prosperou mas foi o passo inicial desta caminhada.
Em 2011, a proposta avançou com a sua aprovação no MEC .
A partir daí foram publicados editais para a doação da área onde pudesse ser construída as instalações.
Após quatro chamadas, finalmente surgiu uma empresa disposta a doar uma área. Em 2015, foi oficializada a doação de um terreno de 500 mil metros quadrados pela Empresa Sul Americana de Montagens (Emsa) para a construção de unidades acadêmicas na Cidade Ocidental.
“Mesmo com a doação do terreno a instalação não avançou pois os governos Temer e Bolsonaro não tiveram a educação como prioridade. Agora, com menos de três meses de Governo Lula, esse projeto é retomado,” salientou Rubens.
A reitora da Universidade Federal de Goiás, professora Angelita Lima, ressaltou na visita técnica em Cidade Ocidental neste final de semana, que antes a Universidade não tinha as condições para a implementação do Câmpus, pois a ação depende de recursos, principalmente os financeiros. “O que mudou agora é que temos uma sinalização positiva do governo federal para a expansão, por isso instauramos uma comissão para a realização do projeto”.
Ainda segundo a professora Angelita, o apoio e persistência do deputado federal Rubens Otoni fez a diferença. “Agradeço ao deputado Rubens por todo apoio de sempre e por lutar, junto com a gente, pela educação pública. Essa expansão da UFG é fundamental para o nosso estado. Temos certeza que traremos para Cidade Ocidental a qualidade na formação de profissionais”, completou Angelita.
O prefeito da Cidade Ocidental, Fabio Corrêa, também agradeceu Otoni e o Governo Federal pela conquista no município. “Essa é uma luta antiga e uma conquista que ficará para história da Cidade Ocidental”, afirmou.
O deputado Rubens Otoni explicou que já esteve com o ministro da Educação Camilo Santana em 3 oportunidades este ano e ele demonstrou toda disposição em contribuir para que este sonho se torne realidade.
“O desafio agora é buscarmos no MEC a estrutura administrativa e pedagógica para o funcionamento da unidade e junto às lideranças políticas a garantia de recursos orçamentários para a construção do campus,” afirmou o deputado federal Rubens Otoni.