Graças à implementação do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), instituído pelo presidente Lula em fevereiro de 2023, Goiás tem avanço significativo nas cirurgias eletivas.
Com investimentos federais totalizando 40 milhões de reais, o estado já realizou 10.553 cirurgias entre fevereiro e maio de 2024, representando um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“O estado de Goiás foi um dos maiores beneficiados pelo PNRF, que em 2023 permitiu a realização de mais de 24 mil cirurgias eletivas. O empenho do governo federal não só ampliou o acesso aos procedimentos cirúrgicos, mas também diminuiu significativamente as filas de espera”, destacou o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO).
Crescimento acelerado
Com a redução de filas, todas as regiões do Brasil apresentaram um aumento exponencial no total de cirurgias eletivas realizadas em 2023. A título de exemplo, o Centro-Oeste, com 167.424 cirurgias executadas entre março e outubro, aumentou em 21% seu quantitativo se comparado ao mesmo período de 2022. Da mesma forma, o crescimento se deu nas regiões Nordeste, com 812.327 cirurgias eletivas realizadas (alta de 18%); e Norte, com 197.552 (alta de 12%). A fila declarada pelos gestores do SUS chegou a alcançar mais de 1 milhão em 2022, de acordo com os dados dos planos aprovados pelos estados e repassados à pasta.
_______________
Acompanhe o deputado Rubens Otoni pelas redes sociais:
Receba nossas informações no seu WhatsApp! https://bit.ly/WhatsRubensOtoni