Com o apoio do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) o presidente Lula sancionou a lei que institui o Programa Acredita no Primeiro Passo. O programa tem como objetivo promover inclusão produtiva para famílias em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico.
Com a iniciativa, microempreendedores terão acesso a microcrédito com juros reduzidos, fortalecendo suas oportunidades de negócios e geração de renda.
“Esse programa é uma conquista importante para os brasileiros que mais precisam. Ele oferece oportunidades de crédito, mas também promove a inclusão social e econômica de milhões de famílias”, afirmou o deputado Rubens Otoni.
A operacionalização do programa será feita por meio de parcerias com estados, municípios e instituições privadas, além do Fundo Garantidor de Operações, administrado pelo Banco do Brasil. O governo federal prevê, até 2026, a realização de 1,25 milhão de transações de microcrédito, o que deverá injetar R$ 7,5 bilhões na economia.
Implementação
Parcerias já foram firmadas em estados como Pará, Rondônia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba. A expansão do programa para outras regiões do Brasil está em andamento, com negociações com instituições como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e agências de fomento.
Outras medidas
O Acredita no Primeiro Passo é um dos principais pilares do Programa Acredita, que visa reestruturar parte do mercado de crédito no Brasil, estimular a geração de renda, emprego e promover o crescimento econômico. A Lei 14.995 traz outras medidas do Programa Acredita, como o Procred 360 e o Programa Eco Invest Brasil.
Fonte: Gov.br
_____________________
Acompanhe o deputado Rubens Otoni pelas redes sociais:
Receba nossas informações no seu WhatsApp! https://bit.ly/WhatsRubensOtoni