O Censo da Educação Superior 2023, divulgado pelo Ministério da Educação, revela que os estudantes com auxílio de políticas públicas se formam em maior número.
Os números refletem a importância do investimento do Governo Federal em ações estratégicas de fortalecimento da educação superior brasileira.
O ProUni, criado em 2005 a partir de um projeto de lei de autoria do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), é um exemplo claro de política pública que funciona. O programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares para cursos de graduação e sequenciais, ampliando o acesso ao ensino superior para milhares de estudantes.
“Esses dados revelam que investir em políticas públicas para a educação superior é fundamental e dá retorno. Me orgulho de fazer parte da elaboração do ProUni, que é uma das principais políticas que garante a milhões de jovens o acesso ao ensino superior em Goiás e no Brasil.” Deputado federal Rubens Otoni.
O Censo revela que, no último ano, 51% dos alunos cotistas da rede federal concluíram o curso, enquanto o índice entre os não cotistas foi de 41%. Ao analisar os efeitos do Prouni na taxa de conclusão, verificou-se que 58% dos beneficiários concluíram a graduação, no ano passado, contra 36% entre os estudantes que não fazem parte da política. Já o índice de concluintes entre os alunos que contam com o Fies foi 15% superior ao de quem não utiliza o auxílio: 49% para 34%.
Investimentos – Desde o início da atual gestão, em 2023, o MEC tem trabalhado em ações estratégicas de fortalecimento da educação superior brasileira e ampliação do acesso e da permanência nos cursos de graduação. Entre as ações, destacam-se: a recomposição de orçamento e o anúncio de investimentos de R$ 5,5 bilhões, até 2026, para a expansão e consolidação das universidades federais e dos hospitais universitários, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O MEC também ampliou o Programa Bolsa Permanência (PBP); participou da atualização da Lei de Cotas; da criação da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes); e da implantação de uma série de melhorias no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Fies.
_______________
Acompanhe o deputado Rubens Otoni pelas redes sociais:
Receba nossas informações no seu WhatsApp! https://bit.ly/WhatsRubensOtoni