Com o apoio e trabalho do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), o Governo Federal sancionou, nesta segunda-feira (30), a lei que institui o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC).
O PHBC prevê concessão de crédito fiscal na comercialização de hidrogênio de baixa emissão de carbono.
Além disso, o programa aplicará incentivos para os setores industriais de difícil descarbonização, como fertilizantes, siderúrgico, cimenteiro, químico e petroquímico.
Rubens, que sempre teve compromisso com o meio ambiente e liderou as articulações sobre políticas públicas para Hidrogênio Verde, comemorou: “Essa conquista é fruto de muito trabalho. Sempre defendi políticas que promovam a transição energética no Brasil, e o Hidrogênio Verde é uma peça-chave nesse processo.”
Crédito
O PHBC prevê concessão de crédito fiscal na comercialização de hidrogênio de baixa emissão de carbono e seus derivados produzidos no território nacional. São elegíveis ao crédito fiscal projetos que observem ao menos um dos seguintes requisitos:
• Contribuição ao desenvolvimento regional
• Contribuição às medidas de mitigação e de adaptação à mudança do clima
• Estímulo ao desenvolvimento e à difusão tecnológica
• Contribuição à diversificação do parque industrial brasileiro.
Entre 2028 e 2032, os créditos fiscais serão limitados a determinados valores globais para cada ano-calendário. Em 2028, serão R$ 1,7 bilhão e, a partir daí, os recursos serão alterados para cima a cada ano, até chegarem a R$ 5 bilhões em 2032.
Fonte: agência.gov
_______________
Acompanhe o deputado Rubens Otoni pelas redes sociais:
Receba nossas informações no seu WhatsApp! https://bit.ly/WhatsRubensOtoni