Dando sequência à agenda de recuperação do Brasil, depois de ter virado um pária na geopolítica mundial, o presidente Lula desembarcou, nesta sexta-feira (5), em Londres, na Inglaterra, onde vai participar da coroação do Rei Charles III.
Logo na chegada, Lula foi recebido pelo primeiro-ministro, Rishi Sunak, com quem tratou de relações comerciais e de temas ligados ao meio ambiente. O encontro rendeu bons frutos: após a reunião, Sunak anunciou que o Reino Unido irá investir no Fundo Amazônia com uma contribuição de R$ 500 milhões.
“Esta é a retomada das relações do Brasil com o mundo, após um período de isolamento. Essa viagem de Lula será muito importante para aumentar o relacionamento comercial do Brasil com o Reino Unido”, salientou o deputado Rubens Otoni (PT-GO).
Otoni ainda lembrou que o Brasil possui uma grande reserva florestal e agora, com Lula, o país tem participado de todos os encontros que discutem a questão do clima. “O compromisso do Governo Lula é zerar o desmatamento na Amazônia até 2030” ressaltou.
Durante a viagem, Lula também cobrou das nações desenvolvidas sua contrapartida nos esforços globais para reduzir o aquecimento do planeta.