Em evento com reitores, nesta quarta-feira (19), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberou R$ 2,4 bilhões para o orçamento de Universidades e Institutos Federais.
O deputado federal Rubens Otoni, um dos maiores defensores da educação pública, gratuita e de qualidade, estava presente no evento e ressaltou a importância da verba para as universidades e institutos federais.
“Esse é o maior patrimônio que um país pode ter: investir na educação do seu povo. Esse é o momento de mostrar que esse é um governo que prioriza e vai priorizar a educação pública e de qualidade”, afirmou o Rubens.
Entre os anos de 2019 e 2022, durante o Governo Bolsonaro, Universidades e Institutos Federais perderam cerca de 30% do orçamento, que agora é reposto em custeio e investimento, podendo ser aplicado, por exemplo, na retomada de obras.
“Agora sim temos um governo que se preocupa de verdade com a educação. A recomposição que estamos anunciando vai reverter a curva descendente do orçamento das universidades e institutos federais dos últimos anos”, completou.