O deputado federal Rubens Otoni comemorou o balanço positivo do primeiro turno da eleições municipais. Mais uma vez, o PT provou sua capacidade de resiliência no processo político do país, um claro sinal de recuperação em relação a eventos trágicos também para a própria democracia brasileira, como o golpe de 2016 e a Operação Lava Jato. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido fez 248 prefeituras, sem contar ainda as disputas de segundo turno. Em 2020, foram 183, ao todo.
Em Goiás o Partido dos Trabalhadores manteve as três prefeituras que já governava e vai disputar o segundo turno em Anápolis, com o deputado estadual Antônio Gomide que é considerado o melhor gestor que o município já teve, inclusive com prêmios internacionais.
Confira aqui todos os prefeitos eleitos em Goiás no primeiro turno
Nas Câmaras goianas o PT também ampliou o número de cadeiras: de 23 vereadores eleitos em 2020 fomos para 27. Com destaque para capital, onde triplicamos no número de vereadores em comparação com 2020.
Confira todos os vereadores e vereadoras eleitos em Goiás
Rubens Otoni considerou muito “positiva” a participação do partido nas eleições municipais de 2024. “Nossa avaliação já era positiva em relação a eleição de 2020 e de 2016, que foram eleições muito difíceis para nós. O resultado do primeiro turno de 2024 mostra um processo de reconstrução do PT no processo eleitoral local, o que é muito importante”, reconhece.
Alianças estratégicas
Rubens Otoni enfatiza as alianças costuradas pelo PT, com candidatos disputando o segundo turno em capitais, como é o caso de São Paulo, a maior e mais rica cidade do Brasil. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) vai concorrer ao Palácio dos Bandeirantes contra o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB). A ex-prefeita Marta Suplicy (PT), considerada a melhor prefeita que a capital paulistana teve nos últimos 40 anos, compõe a chapa com Boulos.
No Rio de Janeiro, o PT e outras forças progressistas deram a vitória ao candidato Eduardo Paes (PSD) ainda no primeiro turno. Ele obteve 60,47% dos votos válidos. Rubens Otoni fez questão de lembrar que a vitória expressiva se deu no berço político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoiou o segundo colocado, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).
O PT se aliou também a João Campos (PSB), que foi reeleito prefeito do Recife no primeiro turno, com 78,11% dos votos válidos.
Disputa nas capitais
Outros quatro candidatos petistas disputam o segundo turno em capitais: as deputadas federais Maria do Rosário (PT-RS), em Porto Alegre, e Natália Bonavides (PT-RN), em Natal, e os deputados estaduais Evandro Leitão (PT), em Fortaleza, e Lúdio Cabral (PT), em Cuiabá.
Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, as prefeitas de Contagem, Marília Campos (PT), e de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), foram reeleitas para mais um mandato. A legenda disputa segundo turno em pelo menos mais 12 cidades.